quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Experiência Mística

Experiência mística, nada mais é do que um '' estado de alteração da consciência humana'','' união do corpo, mente e espírito,'' '' a busca do seu eu interior, de sua identidade, enfim, do auto-conhecimento com consciência da divindade, espiritual'', oriundo de uma forte experiência religiosa,embasada em diversos contextos religiosos, entre eles: a fé cristã, budista, judaico-cristã, etc,.
Mas, essa idéia de experiência mística estar totalmente ligada a religião, é sinal de grandes conflitos entre estudiosos e religiosos, já que os estudiosos defendem/apóiam a idéia de que tais experiências, podem ocorrer também com quem não vive uma vida religiosa, idéia na qual, é considerada por completo, como uma inverdade, para religiosos de todo o mundo.
abaixo podemos perceber visão que as religiões tem sobre o misticismo:

• ''Cristã : Consideram que a experiência mística, nada mais é do que uma experiência espiritual do ser humano que se abre para o Sagrado, reconhecendo a presença divina na totalidade da vida''. É a que ocorre no íntimo do ser humano, mas na qual esse deixa de ser o centro de si mesmo, para que Deus ocupe esse local, sendo que deste modo, o indivíduo possa entrar na intimidade com o próprio Deus.


• Budismo: Consideram a experiência mística como um ritual cotidiano, estabelecendo a motivação que os acompanhará pelo resto do dia.

• Judaico-cristã: Consideram o misticismo como um movimento de abertura do ser humano para si mesmo, a busca do Sagrado.

2 comentários:

  1. Ótimo resumo. Vcs poderiam ter incrementado mais o post, com imagens, vídeos e exemplos.

    Nota 8,0.

    OBS: Falta o número dos componentes na identificação. Aguardo a alteração para poder considerar a nota.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, o título do blog pode ser o que vc quiser, o que precisa alterar é a parte "editar seu perfil" - "Exibir nome" o nome da Adriana, que precisa incluir o número dela.

    Aguardo alterações.

    ResponderExcluir